Conheça as 4 maiores novidades do setor automotivo em 2017

1. Redução de peso

Essa é uma forte tendência em todo o mundo. Vários carros já têm seu peso reduzido, o que implica em uma economia que pode chegar a até 15% na produção. Hoje em dia os carros em geral têm cerca de 15% de plástico em sua composição, mas a substituição de algumas peças de aço e alumínio por esse material pode chegar até a 40%.

Em até quatro anos o plástico poderá ser usado até em partes mais quentes, como compartimentos do motor, o que deve gerar uma economia de até 50%. Além disso, quanto mais leve o carro, menos combustível ele consome.

2. Controle por gestos

Alguns modelos, como a BMW Série 07, já apresentam essa tecnologia. Ela consiste em uma tela de cerca de dez polegadas, que disponibiliza várias funções do carro, como rádio, Blu-Ray e ar condicionado. Basta colocar a mão perto da tela, escolher as funções e comandos através de simples gestos como abaixar ou virar de um lado para o outro.

A empresa alemã Continental também desenvolveu um volante com essa tecnologia, que seria como os paddles de troca de marcha, mas sem necessidade de tocar. A Google já desenvolve um carro que será controlado somente por gestos, com uso de câmeras e até um scanner.

3. Carros elétricos

Baixar os níveis de poluentes na atmosfera é uma necessidade mundial, por isso cada vez mais veremos carros elétricos e híbridos nas ruas. Antes somente carros mais luxuosos e com pouca autonomia eram disponíveis, mas já temos modelos mais populares e com autonomia de até 300 quilômetros.

Problemas como custo de produção e poucos lugares para recargas ainda precisam ser resolvidos, e a boa parte do público ainda tem resistência em adquirir um veículo elétrico. Mas, se em alguns anos chegarmos à marca de 25% de carros elétricos, já haverá uma diminuição considerável no impacto ambiental

4. Foco nos emergentes

Apesar da empolgação com o Brasil ter passado, boa parte da indústria mundial deve mirar nos mercados emergentes. A China, apesar de estar desacelerando no momento, ainda é o maior mercado mundial.

Mesmo caso da Rússia, que conta com uma grande produção nacional e de fábricas estrangeiras. A Índia, se mantiver o ritmo atual, deve se tornar o terceiro maior mercado de automóveis do mundo em dez anos.

Fonte: http://www.matel.com.br/conheca-as-4-maiores-novidades-do-setor-automotivo-em-2017/

Deixe uma resposta