Qual a função da bomba d’água?

O que é?

A principal função da bomba d’água é fazer com que o fluido de arrefecimento circule por todo o sistema do motor, com o objetivo de mantê-lo em sua temperatura ideal de trabalho.

Elas garantem a redução da emissão de poluentes, e também colaboram na extensão da durabilidade de outros componentes do sistema. De forma ilustrativa, a bomba d’água está para o veículo, da mesma forma que o coração está para o corpo humano, visto que ambas distribuem fluxos necessários (seja de água para um, seja de sangue para outro) para o funcionamento adequado.

Como instalar?

Para  instalar a bomba d’água corretamente, é importante escoar completamente o sistema de arrefecimento, desconectar a mangueira, a tampa e o termostato, retirar as correias, desmontar a polia e o ventilador que ficam junto a bomba e a remover do motor. Em seguida, deve-se lavar as mangueiras, o termostato, radiador e orifícios do arrefecimento do motor com água corrente, até que toda ferrugem e incrustações sejam removidas. Por fim, é importante limpar bem a cavidade do rotor da bomba e a superfície onde será colocada a nova junta.

E se precisar trocar?

Em caso de danos e necessidade de troca, seja da bomba d’água ou de outro componente do veículo, é importante contar com o auxílio de um profissional, além de utilizar peças com garantia e procedência confiável. Vale lembrar que é vetada a hipótese de reaproveitamento da vedação de uma bomba d’água para outra, visto que esse tipo de atitude pode colocar em risco a performance da nova peça, bem como a segurança e funcionamento dos demais componentes.

Confira alguns dos motivos porque a troca da sua atual bomba d’água pode ser necessária:

Defeitos X Causas

  • A bomba d’água não gira:

– A instalação da peça pode ter sido feita de maneira incorreta.

– A peça está travada.

  • Gira com alto consumo de energia e sofre de superaquecimento:

– O sentido de rotação está oposto ao indicado.

– O rotor está em atrito com a tampa.

– Não há tensão suficiente na alimentação da bomba.

  • Gira, mas não bombeia corretamente:

– Entrada de ar no tubo (sucção).

– Válvula de pé semi entupida ou travada.

– Altura do líquido de recalque superior a indicada.

 

  • Solução

A solução mais adequada para cada tipo de problema, somente um profissional mecânico poderá pontuar e resolver de maneira propícia. É importante consultar alguém que seja de confiança, ou então buscar entre 2 ou 3 opiniões diferentes, acerca do problema. E com isso, é fundamental também escolher peças que sejam de uma marca adequada, confiável, referência em qualidade, segurança e tecnologia.

Para você que procura bombas d’água e outros componentes para o seu veículo, conheça a Perfect Automotive.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.