Os cuidados na troca dos pivôs

Para quem tem alguma dúvida a respeito dos pivôs de suspensão, separamos 4 perguntas importantes para esclarecer um pouco a respeito da necessidade e funcionalidade da peça.

O que são?

Os pivôs de suspensão basicamente devem interligar o chassi e a carroceria, com a manga de eixo e telescópio de suspensão, fazendo com que haja uma movimentação angular do sistema em seu eixo, contribuindo para receber as forças de aceleração, frenagem e regularidade no solo.

Quando devo trocar?

Um dos principais responsáveis pelos danos em pivôs de veículos, é justamente sua aplicação indevida. Antes de mais nada, o proprietário do veículo deve realizar a troca da peça de acordo com o tempo especificado pelo manual de instalação do fabricante, ou então, realizar uma revisão a cada 10.000km rodados / 6 meses de uso. Barulhos e aspectos indevidos também devem ser observados para garantir a segurança.

Como instalar o pivô de suspensão?

Ao instalar o pivô no veículo, é importante aplicar movimentos angulares no pino esférico, para que a graxa possa ser distribuída por toda a área de contato, aliviando a tensão interna entre o pino e a bucha poliacetal. Durante a montagem, aplique o torque de aperto conforme recomendação do fabricante, e se atente – após a instalação – para que não haja danos na coifa de proteção, caso contrário a vida útil do pivô pode ser reduzida.

Qual a importância do pivô de instalação?

Essa peça é fundamental para o funcionamento adequado do sistema de suspensão do veículo. Toda a dirigibilidade do carro depende da resistência e fixação adequada dos pivôs, que por sua vez são protegidos por uma coifa – responsável por impedir que partículas inadequadas tenham acesso a esfera de articulação, ocasionando desgastes na peça e folgas prejudiciais no desempenho.

Por esses e outros, todos os motoristas devem observar com frequência a situação do estado de suspensão de seus carros, com revisões periódicas. Em caso de dano e necessidade de troca, devem se preocupar em realizar o trabalho com um profissional adequado e claro, utilizando peças de marcas de confiança, tecnologia e reconhecimento no mercado.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.